Entenda!

TIREOIDE

A tireoide é uma pequena glândula localizada na parte inferior do pescoço em formato de borboleta. É responsável pela produção de hormônios fundamentais para o funcionamento normal de todos os órgãos e tecidos do corpo.

A diminuição e o excesso da produção desses hormônios levam a distúrbios conhecidos como hipotireoidismo e hipertireoidismo respectivamente. O hipotireoidismo deixa o organismo mais lento com tendência a ganho de peso, intestino lento, cabelos e unhas fracos, inchaço, infertilidade, sonolência.

Já o hipertireoidismo acelera o organismo com tendência ao aumentado da frequência cardíaca e do trabalho do coração, irritabilidade, dificuldade de concentração, insônia, tremores, perda de peso, diarreia, queda de cabelos. Ambos necessitam de avaliação e tratamento médico adequados.

A tireoide tem também predisposição à formação de nódulos, que na maioria das vezes são beignos, mas precisam ser avaliados quanto à possibilidade de produzirem hormônios ou de serem malignos.

 

Angiocare Serviços Médicos S/S. LTDA Rua Itapeva 378, Cj 144 - São Paulo (SP). Copyright © 2017 Todos os direitos reservados.